Se você já ouviu falar, mas não tem ideia sobre o que são milhas aéreas, como elas funcionam ou como usá-las, chegou ao lugar certo!
Esse universo pode parecer confuso no início, mas acredite: com as dicas certas, você vai descobrir que acumular milhas é muito mais fácil do que imagina.
Eu mesma já viajo há 3 anos praticamente só com milhas. Já comprei passagens aéreas, me hospedei em resorts incríveis, aluguei carros, e tudo isso utilizando milhas acumuladas de formas super simples.
Elas são, sem dúvida, um dos maiores aliados para quem quer viajar mais, gastando menos. Foram milhares de reais economizados e investidos em mais viagens ao longo desses anos.
Mas por onde começar? O primeiro passo é entender o que são milhas aéreas e como elas podem ser acumuladas e trocadas por benefícios.
Com algumas estratégias básicas, você já estará a caminho de transformar despesas do dia a dia em viagens incríveis.
Neste post, vou te explicar de forma prática, os conceitos fundamentais sobre milhas aéreas. Tenho certeza de que, ao final da leitura, você estará pronto para começar a acumular e planejar sua próxima viagem gastando muito menos. Bora aprender?
O você vai ler
ToggleO Que São Milhas Aéreas?
Milhas aéreas são recompensas oferecidas por companhias aéreas e programas de fidelidade. Pense nelas como uma moeda virtual que você acumula ao gastar dinheiro no dia a dia , com gastos da própria viagem e até comprando milhas a baixo custo.
Depois, essas milhas podem ser trocadas por passagens aéreas, upgrades de classe, hospedagens, aluguel de carros, etc.
Milhas x Pontos: Qual a Diferença?
Embora muitas pessoas usem “milhas” e “pontos” como sinônimos, eles não são exatamente a mesma coisa:
Pontos: São acumulados em programas de recompensas de bancos ou cartões de crédito, como:
- Livelo
- Esfera
- Pontos Caixa: Caixa Econômica Federal
- Átomos: C6 Bank
- Curtaí: BRB
- Inter Loop: Inter
Milhas: São específicas dos programas de fidelidade das companhias aéreas, como:
- Smiles (Gol)
- TudoAzul (Azul)
- Latam Pass (Latam)
Os pontos que você acumula podem ser transferidos para programas de fidelidade das companhias aéreas, transformando-se em milhas.
O melhor momento para fazer isso é durante as promoções de transferências bonificadas que os programas de recompensas, como a Livelo, fazem em parceria com as companhias aéreas.
Por exemplo: imagine que você tem 10.000 pontos na Livelo. Se rolar uma promoção com o Smiles que dá 90% de bônus, você transfere os 10.000 pontos e recebe 19.000 milhas Smiles! É como multiplicar seus pontos sem esforço.

Como Acumular Milhas Aéreas?
Acumular milhas é mais fácil do que parece, e o melhor: você nem precisa voar para começar!
Cartão de Crédito
Essa é a maneira mais prática e comum. Com um cartão que converte seus gastos em pontos, cada real gasto pode virar pontos no programa de recompensas do banco. Depois, é só transferir esses pontos para o programa de fidelidade da companhia aérea.
Dica de ouro: escolha um cartão com uma taxa de conversão bacana (quanto mais pontos por real gasto, melhor!) e, se possível, que ainda ofereça benefícios como acesso a salas VIP.
Compras do Dia a Dia
Sabia que dá para acumular milhas comprando no mercado, na farmácia, em lojas de roupa, usando Uber e até viajando?
Os programas de fidelidade, como Livelo e Esfera, têm parcerias com várias lojas e serviços. Basta criar sua conta grátis, acessar o site ou app do programa e fazer suas compras pelos links parceiros. Ah, e fique de olho nas promoções: tem chances de acumular 5, 10, 15 e até 30 pontos por real gasto!
Dica de ouro: leia sempre as regrinhas antes de comprar para garantir que os pontos sejam creditados direitinho.
Assinatura de Clubes de Pontos
Programas como Livelo, Esfera, Smiles, Latam Pass e TudoAzul têm clubes de pontos onde você assina e recebe uma quantidade fixa de pontos todo mês.
Além disso, os assinantes ganham acesso a promoções exclusivas, como transferências com bônus maiores ou compra de pontos com desconto. Vale a pena para quem quer turbinar as milhas!
Compra de Milhas em Momentos Promocionais
Essa é uma jogada de mestre! Você pode comprar pontos nos programas de recompensa, como Livelo e Esfera, ou milhas diretamente nos programas de fidelidade das companhias aéreas, como Smiles e Latam Pass.
Durante promoções, o custo para comprar milhas e trocar por passagens pode ser muito mais baixo do que comprar a passagem com dinheiro. O mais legal? Você nem precisa ter milhas acumuladas antes!
Viagens e Serviços
Se for viajar, não esqueça de cadastrar o número do programa de fidelidade ao comprar as passagens. E não para por aí! Você também acumula milhas com:
- Aluguel de carros.
- Reservas de hotéis feitas nos parceiros do programa.
- Compra de ingressos para shows e eventos.
Com tantas formas de acumular, viajar usando milhas pode ser mais simples (e econômico) do que parece. É uma mudança de hábito das compras que você já realiza, para acumular pontos e gerar milhas.

Transferências bonificadas
Transferir pontos dos programas de recompensas para as companhias aéreas é bem simples e pode ser uma ótima estratégia para acumular muito mais milhas. Vou te explicar como funciona:
Como Funciona a Transferência
- Acumule pontos: Primeiro, você precisa ter pontos acumulados em um programa de recompensas, como Livelo, Esfera ou outros ligados ao seu cartão de crédito, com te expliquei no tópico anterior.
- Escolha o programa de fidelidade: Decida para qual programa de milhas você quer transferir, como Smiles (Gol), Latam Pass ou TudoAzul. tenha sempre sua próxima viagem em mente para fazer essa escolha e saber qual companhia te atenderá melhor.
- Faça a transferência: No site ou app do programa de recompensas, você seleciona o programa de fidelidade desejado, a quantidade de pontos que quer transferir e pronto! É só esperar o prazo para as milhas caírem na conta.
Melhor Momento para Transferir
O segredo para maximizar seus pontos é aproveitar as promoções de transferências bonificadas. Nessas promoções, os programas de recompensas oferecem bônus que podem ser de 40%, 70% ou até 100% na quantidade de milhas transferidas.
Por exemplo, se você transfere 10.000 pontos numa promoção de 90% de bônus, ganha 19.000 milhas (10.000 da transferência + 9.000 do bônus). Bem mais do que numa transferência normal, né?
Dicas de ouro
- Fique de olho nas promoções: As campanhas geralmente são divulgadas por e-mail, site e rede sociais dos programas de recompensas e das companhias aéreas
- Planeje com antecedência: Espere por promoções antes de transferir, principalmente se já tem uma viagem em mente.
- Verifique as regras: Algumas promoções exigem ser assinante de um clube de pontos ou milhas para ganhar o bônus máximo. Quase sempre vale a pena assinar os Clubes e economizar muito mais.
Transferindo na hora certa, você multiplica seus pontos e garante aquela viagem dos sonhos gastando muito menos!
Pra você ver como dá pra acumular milhas rapidinho! No momento que tô escrevendo este post, a Livelo tá dando 5 pontos por real gasto pra quem comprar na Amazon.
Aproveitei e comprei um celular por R$ 2.500 (e sim, era o site mais barato que encontrei), acumulando incríveis 12.500 pontos (2.500 x 5) só nessa compra!
Agora vem a mágica: em uma promoção de transferência bonificada com 90% de bônus para a Smiles, por exemplo, esses 12.500 pontos virariam 23.750 milhas (12.500 da compra + 11.250 do bônus de 90%). E sabe o que isso significa?
Dá pra emitir uma passagem de Rio de Janeiro para Porto Alegre em janeiro por 20.100 milhas e ainda sobra um troco de milhas!
Detalhe: essa mesma passagem, se comprada em dinheiro, não sairia por menos de R$ 500. É ou não é uma baita economia, só mudando o jeito de fazer suas compras?

Como Usar Milhas para Economizar?
Depois de acumular milhas, chega a hora mais esperada: usá-las para economizar nas suas viagens. Aqui vão algumas dicas:
- Pesquise os Valores em Milhas e Dinheiro
Antes de resgatar uma passagem com milhas, compare o valor da passagem em dinheiro.
- Aproveite Promoções de Resgate
As companhias aéreas frequentemente lançam promoções onde você precisa de menos milhas para emitir passagens.
- Evite Perder Milhas por Expiração
Milhas têm prazo de validade, geralmente de 2 a 3 anos. Use-as antes que expirem ou considere assinar clubes de pontos que prolongam a validade.
- Outros Usos para Milhas
Além de passagens, você pode usar suas milhas para:
- Hospedagens.
- Ingressos para parques e atrações.
- Aluguel de carros.
- Upgrades para classe executiva.
- Pagamento de taxas de embarque (em alguns programas).
- Troca por produtos e serviços (mas geralmente essa não é uma boa conversão).
Milhas aéreas vale a pena mesmo?
Se você se planejar direitinho, a resposta é um sonoro sim! Acumular milhas aéreas pode te ajudar a economizar muito nas viagens, mas é preciso entender algumas estratégias para tirar o máximo proveito. Dá só uma olhada no que faz toda a diferença:
- Escolha um bom cartão de crédito: Priorize aqueles que convertem seus gastos em pontos e têm boa taxa de conversão.
- Aproveite promoções: Promoções de transferência bonificada e resgates estratégicos são o segredo para multiplicar suas milhas.
- Acumule no dia a dia: Dá para juntar milhas sem nem sair de casa, comprando no mercado, usando Uber, diversos sites de vestuário, calçados, eletrodoméstico e etc.
Outro truque poderoso é comprar milhas em momentos promocionais. Às vezes, comprar milhas e trocar por uma passagem sai muito mais barato do que pagar diretamente com dinheiro, caso você não tenha milhas acumuladas.
Eu viajo há três anos usando milhas que acumulo tanto com os gastos do dia a dia quanto com compras estratégicas durante promoções. E posso te garantir: aprender como funciona o mundo das milhas aéreas transforma a forma como você planeja viagens.
Com um pouco de conhecimento e organização, você não só economiza, como também descobre um mundo de possibilidades para viajar mais, gastando menos e sem abrir mão do conforto.
Comece hoje!
Agora que você já sabe o que são milhas aéreas, tá na hora de transformar suas despesas do dia a dia em viagens incríveis! E olha, não precisa ser nenhum expert pra começar, viu? O segredo é dar o primeiro passo e ir com calma.
Comece explorando os programas de fidelidade e aprendendo o básico. Nada de querer saber tudo de uma vez, porque o mundo das milhas é cheio de estratégias, e tentar absorver tudo de cara pode acabar te desanimando.
Vai no ritmo: aplica o beabá primeiro, acumula um pouquinho aqui e ali, e aos poucos você pega o jeito.
O importante é descobrir o que faz mais sentido pra você e começar a acumular. Pense que cada ponto é um passinho mais perto daquela viagem dos sonhos.
E se você quer conhecer uma outra estratégia para economizar ainda mais nas viagens pelo Brasil, não deixe de conferir o post O que é o Prime Gourmet.
Tenho certeza de que ele vai te surpreender! É possível economizar muito reunindo diversas estratégias simples que estão ao nosso alcance. Bora viajar com conforto e economia?
Boas viagens 😉
4 Comentários
[…] Eu viajo desde 2021 utilizando milhas, e já troquei por passagens e até hospedagens, inclusive em resorts. Agora que você aprendeu como ganhar milhas com Uber e aproveitar ao máximo essas oportunidades, não deixe de conferir os posts sobre como acumular milhas aéreas sem cartão e o que são milhas aéreas. […]
[…] você quer aprender mais sobre milhas, confira os posts “O que são milhas aéreas” e “Milhas aéreas sem cartão“. Eles vão te ajudar a entender […]
[…] entender mais sobre o mundo das milhas e como economizar ainda mais nas suas viagens, leia o post “O que são milhas aéreas” e descubra um pouco mais sobre como viajar com conforto e pagando muito mais […]
[…] saber como? Confira meu post “O que são milhas aéreas” e descubra como aproveitar promoções e economizar em passagens, hotéis e até resorts […]